sexta-feira, 29 de julho de 2011

Perdeu a inscrição? Então tente uma vaga nos retardatários!


Perdeu a inscrição no QRF? Preencha o formulário abaixo:


As vagas são limitadas, e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Caso o aluno não seja chamado de imediato, o mesmo deve aguardar a segunda chamada ou entrar em contato com um de nossos professores. Caso o aluno se inscrever duas vezes será considerada a primeira inscrição.



CRONOGRAMA:

- Documentação Exigida no Ato da Matrícula:
Cópia do RG ou documento com foto (apresentar a original);
Cópia da última conta de energia;
Uma foto 3x4;
Taxa única no valor de R$ 30,00.


Vagas limitadas!
Local das inscrições: Exclusivamente pela Internet
Fornecer os dados apenas se dispor a participar do projeto.
Para mais informações sobre o Projeto, acesse as redes sócias e o nosso blog www.quimicanaretafinal.blogspot.com ou ligue em horário comercial para:

88417341 (OI), 99103209 (TIM), 86173570 (OI), 99005898 (TIM), 88249895 (OI)

@qrf_ufrpe

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Química na Reta FInal seleciona Alunos para o Segundo Módulo

O Química na Reta Final (QRF) abre inscrição para o segundo módulo do projeto. As aulas serão ministradas nas dependências da Universidade Federal Rural de Pernambuco com turmas de manhã (9 às 12 horas) e tarde (14 às 17 Horas) em sábados alternados de agosto a dezembro de 2011. Com o objetivo de resolver questões de química abordadas nos principais vestibulares de Pernambuco e no novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os alunos interessados e com disponibilidade de assistir aulas em sábados alternados (ou seja, um sábado tem aula, e outro não) poderão se inscrever entre 30 de julho a 14 de agosto, exclusivamente pelo nosso blog "www.quimicanaretafinal.blogspot.com", por meio da FICHA DE INSCRIÇÃO. O resultado será divulgado no Blog no dia 17 de agosto.

Quem quiser acompanhar nossas aulas, o QRF transmite todo sábado, a partir das 14 horas, a aula ao vivo em nosso blog. Um professor interage com os alunos e usuários, tirando dúvida e conversando sobre os conteúdos vistos em sala de aula.


Aos alunos que já fazem parte do projeto. Confira o cronograma.

88417341 (OI), 99103209 (TIM), 86173570 (OI), 99005898 (TIM), 88249895 (OI)
@qrf_ufrpe

sábado, 23 de julho de 2011

Material de Propriedades Periódicas!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Danadinho 2011

Ele está vindo aí...


segunda-feira, 18 de julho de 2011

O astro no QRF

Diretamente da novela das 11, ele. O oráculo das causas perdidas: O astro!

sábado, 16 de julho de 2011

Errata

A questão 12 da ficha é letra C.
Por uma palavrinha passei despercebido, a questão não é a B pois a unidade de medida é Kj/Mol e a afirmativa fala para um átomo!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Melô dos Semi Metais

Mico dos professores do QRF!

Vídeo enviado por Milena Raíssa

Faça como Milena, envie também os vídeos das aulas pra nosso twitter!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Jogo das Ligações


http://www.blogger.com/img/blank.gif
http://www.crq4.org.br/jogo/JogoQuimicaLoading.swf

terça-feira, 5 de julho de 2011

Trânsito de meio-dia no Recife é um desafio para os estudantes



Meio-dia é um dos piores horários de pico no trânsito. Os estudantes que pegam ônibus sabem bem como esse horário é complicado, é sinônimo de fome, engarrafamento e calor. A segunda reportagem da série “Sufoco”, realizada pelo NETVpois 1ª Edição e que tem como tema o transporte público da Região Metropolitana do Recife, tem como personagens três jovens que sofrem com o o engarrafamento, o calor e a fome, quando saem do estágio, da escola ou da faculdade e ainda têm outros compromissos pela frente.

Enfrentar o trânsito ao meio-dia é um desafio. Nesse horário, os ônibus estão lotados. As estudantes Juliana Ramos e Ingrid Raíssa (fotos 1 e 2) têm 17 anos e fazem curso pré-vestibular na rua Nicarágua, no Espinheiro. A aula de História nem terminou e elas já deixaram a sala. “É que eu pego de 13h na escola, então tenho que sair de 11h30”, explica Juliana Ramos (foto 3).

O destino é Camaragibe: são 12 quilômetros de distância. O repórter Bruno Fontes embarcou com elas nessa viagem, que inclui uma caminhada pela avenida Agamenon Magalhães para pegar o ônibus ao lado do Hospital da Restauração.

Juliana Ramos diz que não é sempre que ela consegue almoçar. “Às vezes, sim, quando passo em casa rapidinho, almoço e vou para a escola, mas às vezes não, eu como uma besteirinha no meio da rua e vou para a escola. A gente fica com um desânimo para estudar”, afirma a estudante, que desce do ônibus no início da avenida Belmínio Correia.

Em uma hora, Juliana Ramos cruzou a cidade sem almoçar para chegar a tempo à Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Camaragibe. Uma vez no colégio, a corrida não é mais contra o tempo. A estudante tem que lutar contra a fome e o cansaço. “Saio só de 17h30”, diz.

A rotina da estudante de jornalismo Thayuana Araújo (foto 4) também é corrida. Ela, que estagia numa assessoria de comunicação na rua do Riachuelo, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, larga às 12h15 e enfrenta as dificuldades para voltar para casa nesse horário. “Fico parada na frente [da parada] porque consigo visualizar melhor o ônibus. Assim, não corre o risco de eu não ir sentada”, diz.

O ônibus que a estudante pega sai do Centro do Recife para Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, fazendo uma viagem de 12 quilômetros. “Andar de ônibus hoje em dia no Grande Recife ou de carro ou seja lá o que for está cansativo demais”, afirma a enfermeira Edna Barros, que também utiliza o mesmo ônibus que Thayuana Araújo.

Se a viagem demora, a fome aumenta. “A distância é pouca, mas o trânsito é tanto que torna a viagem longa. Fico enjoada e com dor de cabeça, dá uma vontade enorme de chegar em casa e beber uma água”, diz  Thayuana Araújo.

Após uma hora de viagem, a estudante chega à casa dela. “Cansada, com fome e com vontade de tomar um banho logo para refrescar”, diz. Quem abre a porta para Thayuana Araújo é a avó dela, Maria da Penha, que faz um prato caprichado para a neta. Um prato com muita comida, mas sem nenhuma verdura, o que não é recomendado pelos nutricionistas.

“Um prato saudável é aquele composto por bastante salada, arroz, feijão e a proteína, com uma carne magra e saudável. Isso seria um prato rico em vitaminas, em minerais, em carboidratos e em fibras”, afirma a nutricionista Ana Karina Souza.

E para não ficar com tanta fome, ela aconselha fazer um lanche dentro do ônibus, antes do almoço: “Levar uma fruta embalada e bem lavada para não passar tanto tempo sem fazer as refeições”.

A nutricionista indicou outros alimentos saudáveis e fáceis de levar numa bolsa e que dá para comer dentro do ônibus, como barras de cereais, biscoitos e sucos à base de soja, aqueles pequenos, de caixa.

Participação da aluna, Yngrid!

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/transporte/2011/07/05/NWS,535670,4,239,NOTICIAS,766-SERIE-SUFOCO-TRANSITO-MEIO-DIA-RECIFE-DESAFIO-ESTUDANTES.aspx

sábado, 2 de julho de 2011

FICHA 05

DOWNLOAD da FICHA 05

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger